GERENCIAMENTO

O Projeto UnB/IBAMA será conduzido e implementado com uso de metodologias Ágeis. As Metodologias Ágeis são um conjunto de técnicas que contribuem para o processo de gestão de projetos com maior agilidade, interação e entregas com prazos curtos. Por meio dessas abordagens, os resultados poderão ser mensurados a cada entrega. O modelo Agile é baseado em ciclos interativos e incrementais, trazendo flexibilidade e adaptabilidade ao projeto. Esse método buscará integrar a comunicação entre as equipes UnB e o IBAMA seguindo um único objetivo, de forma a otimizar os processos e aumentar a eficiência dos resultados. 

BENEFÍCIOS DAS METODOLOGIAS ÁGEIS

1. Adaptabilidade

Foco na correta apreensão dos problemas identificados no programa de gestão de documentos do IBAMA. Etapas do processo em ciclos curtos, permite a compreensão e aplicação dos resultados de pesquisa.

2. Flexibilidade e produtividade

Com processos burocráticos reduzidos e controlados, as equipes de pesquisa têm maior autonomia e procedimentos mais simplificados, aumentando a produtividade e flexibilidade na busca de alternativas para solucionar problemas de forma assertiva.

3. Colaboração entre equipes

Envolver equipes é o objetivo dos métodos Ágeis. Grupos multidisciplinares devem trabalhar em conjunto na busca de soluções em um ambiente colaborativo e motivador. Afinal, o relacionamento no cotidiano cria laços entre as pessoas influenciando a pesquisa.

4. Comunicação

Outra vantagem é a comunicação do início ao fim do projeto. Dessa forma, será possível estabelecer o diálogo e troca de ideias entre as pessoas e melhorar a interpretação das informações, evitando ambiguidades durante o processo.

Utilização do Scrum para Projetos Complexos

O Scrum é um conjunto de boas práticas que simplifica a gestão de projetos complexos, notadamente aqueles que envolvem incertezas nas etapas ou nos requisitos. Com foco na equipe, o Scrum mantém registros visíveis do progresso do projeto, fornecendo uma visão clara do seu status atual, do trabalho já concluído e das tarefas pendentes de conclusão. Essa abordagem permite entregas mais rápidas de produtos, preservando a qualidade, por meio de ciclos rápidos chamados "sprints", que geralmente têm duração de duas a quatro semanas. O Scrum é altamente flexível, permitindo ajustes ágeis durante esses ciclos, tornando-o uma abordagem ágil e eficaz.

Papéis da Equipe no Projeto

No âmbito da Universidade de Brasília, foram definidos papéis específicos para a gestão do projeto com base no Scrum. 

Product Owner (P.O.) 

É responsável por estabelecer a visão do projeto e maximizar o valor das entregas, assegurando que o trabalho esteja alinhado com os compromissos junto ao IBAMA

Scrum Masters

Normalmente, são arquivistas com vasta experiência, os quais atuam liderando e facilitando a ação das equipes Scrum e garantindo a aderência rigorosa à metodologia. 

Equipes Scrum

Formadas por pesquisadores, bolsistas graduandos, mestrandos e doutorandos da UnB ou de outras instituições, selecionados por meio de consulta pública, e operam sob a orientação e o controle rigoroso do Scrum Master, com base em sua experiência prática na metodologia estabelecida pela Universidade de Brasília.

Coordenador

Prof. Dr. 

Renato Tarciso Barbosa de Sousa


Contato: 

(61) 99221-9700

E-mail: 

Email

Gestor 

Prof. Dr. 

Rogério Henrique de Araújo Júnior


Contato: 

 (61) 99221-9322

E-mail: 

Email

P.O. e  Scrum Master

Pesquisador 

Ariovaldo Dias Furtado


Contato: 

 (61) 99951-5095

E-mail: 

Email

Scrum Master 

Pesquisador 

Carlos Henrique de Oliveira Leite


Contato

(61) 9926-18006

E-mail: 

Email

Scrum Master 

Pesquisador 

Tael Michael da Cruz Sarmento


Contato: 

(61) 99689-1058

E-mail: 

Email

Scrum Master 

Pesquisadora

Rejane Soares Canuto


Contato: 

(61) 98235-5000

E-mail: 

Email

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO