TESTE DOS INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE DOCUMENTOS

Essa etapa, tem como meta o desenvolvimento de modelo para tratamento técnico de amostra, composta por cerca de 10.000 metros lineares de documentos, equivalente a 72.000 (setenta e duas mil) caixas-arquivo, do acervo arquivístico do IBAMA.

EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO

Sujeitos Envolvidos

Professor Orientador: Dr. Rogério Henrique de Araújo Júnior

Pesquisadores Responsáveis: Tael Sarmento, Guilherme Eller e Victória Machado

Duração: 

36 meses

Tempo transcorrido:

4 meses

METODOLOGIA

FLUXO RESUMIDO DO TRATAMENTO


FLUXO DETALHADO DO TRATAMENTO

CLASSIFICAÇÃO

Essa atividade consiste em interpretar os documentos e identificar o código de classificação que os representa, para que se consiga organizar os arranjos do acervo e dar celeridade ao processo de recuperação da informação. 

Nessa fase, aplicamos os códigos de classificação das áreas meio e fim, no acervo do Ibama.

ORDENAÇÃO

A atividade tem como objetivo realizar o agrupamento da documentação utilizando a classificação realizada previamente e o ano. A documentação foi separada de acordo com a finalidade, ou seja, documentos de área meio ou área fim. Após a primeira separação, agrupou-se a documentação de acordo com o código e ano, e é nesse momento que é separada a documentação permanente da que será eliminada.  

ACONDICIONAMENTO

Guarda dos documentos em local adequado, visando à sua preservação e posterior acesso.

INDEXAÇÃO

Conforme o Dicionário de Terminologia Arquivística, a indexação é o processo pelo qual documentos ou informações são representados por termos, palavras- chave ou descritores, propiciando a recuperação da informação. 

LISTAGEM

Listagem de eliminação: Relação de documentos que já cumpriram os prazos estabelecidos na fase corrente e intermediária, e tem como destinação a ELIMINAÇÃO.

Listagem de recolhimento: Relação de documentos que já cumpriram os prazos estabelecidos na fase corrente e intermediária, e tem como destinação a GUARDA PERMANENTE.

REGISTROS DO TRATAMENTO